Seja bem vindo
Curitiba,18/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cinco dicas para montar um barzinho de sucesso em praias cariocas

Bares localizados nas praias do Rio de Janeiro atraem a atenção de consumidores locais e turistas.


Cinco dicas para montar um barzinho de sucesso em praias cariocas Foto: Freepik

O Rio de Janeiro é conhecido pelas altas temperaturas e belezas naturais de tirar o fôlego. As características fazem da cidade um dos lugares mais propícios para o sucesso de estabelecimentos à beira-mar. Os bares são os mais procurados por cariocas e turistas para tomarem uma cerveja gelada, como a Estrella Galicia, ou uma água de coco após um dia de praia e sol quente. 


A experiência de beber drinks com pé na areia tem sido inspiração, até mesmo, para as cidades não litorâneas. Em São Paulo, há bares que adotaram a decoração praiana, com direito à areia e cadeira de praia, para fazer com que os clientes sintam-se como se estivessem no litoral. 


O exemplo mostra como esse tipo de estabelecimento tem um atrativo próprio para conquistar os consumidores, o que reflete na movimentação financeira. De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 78% dos bares do Rio de Janeiro operaram com lucro ou equilíbrio em 2022. 


Para quem é empreendedor ou deseja começar a empreender, ter um bar em uma das praias cariocas pode ser uma opção interessante. Mas embora a localização seja importante, este não é o único aspecto que garante o sucesso do negócio. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) alerta que outras questões devem ser observadas, o que inclui o conhecimento sobre a legislação específica do setor. Para isso, a recomendação é buscar orientação jurídica e contábil. 


Além de escolher a localização no litoral, também é necessário atentar-se à estrutura e aos equipamentos para a realização do serviço, escolher bem as bebidas do cardápio, contratar bons funcionários e buscar por um diferencial no mercado. 

Escolha uma boa localização 

O primeiro passo para montar um bar de sucesso é escolher a localização. Partindo do princípio que o estabelecimento será em uma das praias do Rio de Janeiro, o futuro empreendedor tem opções nas regiões sul e oeste da cidade. Nesta etapa, é importante analisar o público de cada uma das localidades, considerando os hábitos e as preferências. 


Segundo o Sebrae, também é preciso pensar na acessibilidade do local, no fluxo de pedestres no entorno e se o público-alvo terá facilidade de chegar ao barzinho. Por isso, é importante observar a proximidade com outros estabelecimentos. O detalhe evita a concorrência direta e pode favorecer o movimento, no caso de o entorno contar com universidades, áreas comerciais e escritórios. Deve-se pensar, também, na oferta de transporte, pois ajuda a tornar o bar mais acessível ao público. 


Um estabelecimento na praia próximo a uma escola, por exemplo, pode ser usado como point para muitas famílias que queiram dar uma pausa para tomar um refrigerante no Rio de Janeiro. Já aqueles localizados perto de escritórios, podem servir como ponto de encontro para o happy hour dos profissionais. 


Após analisar essas questões, é preciso verificar se o valor do investimento para a compra ou aluguel do imóvel está dentro do orçamento. Vale lembrar que, para abrir um estabelecimento, é necessário ter recursos para arcar com diversas despesas, sendo o imóvel apenas uma delas. 

Atente-se à estrutura e aos equipamentos

Com a localização escolhida, o próximo passo é pensar na estrutura do bar para garantir que os clientes sintam-se à vontade. Isso inclui desde a decoração até à infraestrutura oferecida pelo espaço.

Banheiros equipados, cozinha preparada para atender os pedidos, iluminação adequada, móveis para acomodar o público e geradores de energia para evitar possíveis quedas de luz são itens de primeira necessidade. 


Além disso, é importante que o local esteja equipado com armários, geladeira e freezer para o armazenamento de insumos, além de outros equipamentos fundamentais para a rotina da cozinha. Televisão, aparelhos de som e rede wi-fi também devem ser considerados na lista de itens para montar um bar, pois garantem o entretenimento dos clientes. 


Já a decoração do espaço deve estar alinhada ao estilo do estabelecimento. Para isso, é preciso pensar se o bar será no modelo clássico, americano, pub, boteco, choperia, gastrobar, entre outras possibilidades. Para esta definição, o empreendedor pode contar com o auxílio de profissionais das áreas de marketing, arquitetura e design de interiores.


Saiba como definir o cardápio de bebidas

O cardápio de um bar é parte fundamental para garantir o seu sucesso, conforme destaca a Abrasel. Por esse motivo, ainda no período de estruturação do estabelecimento, é importante definir quais serão as bebidas servidas.


Para uma escolha assertiva, a orientação é que os empreendedores considerem a proposta do bar e o público-alvo como norteadores e, assim, possam criar uma relação com fornecedores.  


Os refrigerantes costumam ser pedidos fixos de muitos clientes e, por isso, é recomendável apostar em variedades da bebida. Mas também é interessante oferecer sucos naturais e chás gelados, com opções sem e com açúcar. 


Entre as bebidas alcoólicas, as cervejas são sempre bem-vindas diante das altas temperaturas das praias cariocas, mas dependendo da proposta do estabelecimento, é possível incrementar o cardápio com chopp, vodka, vinho, aguardente de cana, energéticos e bebidas específicas, como o whisky Drury'S. É válido lembrar, ainda, que a água, com e sem gás, é indispensável em qualquer bar à beira da praia.


Caso o empreendedor pense em oferecer drinks, uma possibilidade é a contratação de bartender, profissional responsável por criar coquetéis diferenciados, alcoólicos ou não. Já se o bar servir petiscos ou outros pratos, a presença de um chef pode ser o diferencial para a escolha das bebidas que harmonizam com as opções da cozinha.


Contrate bons funcionários

Após citar a possibilidade de contratação de um bartender ou chef de cozinha, é preciso ampliar as informações acerca da equipe de funcionários, que deve ser completa e bem treinada.


Os funcionários são as primeiras pessoas com quem o cliente tem contato e, por isso, precisam ser simpáticos, cordiais, proativos e conhecerem bem o negócio para concederem informações corretas.


Cabe ao empreendedor, considerar o porte do bar para definir o tamanho da equipe. Já a oferta de serviços irá nortear quais profissionais são necessários no salão, na cozinha, no preparo de bebidas, no caixa, na segurança, entre outros.


A contratação pode ser realizada por meio de uma consultoria ou um profissional de Recursos Humanos terceirizado. Após a definição da equipe, é fundamental que os trabalhadores recebam o treinamento adequado para transmitirem a proposta do estabelecimento para os consumidores. 

Estude a concorrência e busque um diferencial 

Também é fundamental que o empreendedor estude sobre o setor e a concorrência. Entender como os outros empresários trabalham pode ajudar a ter ideias sobre o que deve ou não ser feito no local. Isso irá auxiliar o dono do bar a entender qual será o seu diferencial para atrair o público e aumentar os lucros.


Além disso, também é aconselhável estar sempre em busca de novidades, o que contribui para incluir tendências à rotina do bar e aprimorar os serviços. Inovar é uma das dicas infalíveis para ter sucesso em um tipo de negócio popular no Rio de Janeiro. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login