O Brasil tem presenciado uma série de ataques a escolas
Infelizmente, nos últimos anos, o Brasil tem presenciado uma série de ataques a escolas. O mais recente ocorreu em maio de 2021, em Santa Catarina, onde um aluno atirou contra seus colegas, deixando dois mortos e diversos feridos.
Além desse ocorrido, há outros exemplos trágicos, como o massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em 2011, no Rio de Janeiro. Na ocasião, um ex-aluno invadiu a escola com um revólver, matando doze estudantes e ferindo outros doze.
Infelizmente, esses casos não são casos isolados. Em 2019, o Brasil registrou 68 ocorrências de ameaças e ataques a escolas, segundo o levantamento feito pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.
Esses episódios deixam a sociedade brasileira em estado de alerta e acendem um questionamento sobre as condições da educação no país e a necessidade de um olhar mais atento para a saúde mental dos alunos e professores. É preciso agir preventivamente e pensar em políticas públicas e ações que promovam um ambiente escolar mais acolhedor, seguro e saudável para todos.
COMENTÁRIOS