Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Operação aérea entre Policias Militares do Paraná e Santa Catarina efetua transporte de orgãos para transplante.


Operação aérea entre Policias Militares do Paraná e Santa Catarina efetua transporte de orgãos para transplante.

Nesta quarta-feira, 22, o heliponto da Guarnição Especial de Mafra (Gemfa) serviu de base de apoio para uma operação conjunta entre as Policias Militares de Santa Catarina e do Paraná e a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), visando o transporte rápido e eficiente da equipe médica que atuou na captação de órgãos para transplante no Hospital São Vicente de Paula.


A equipe da Polícia Militar do Paraná, integrada pelo major Adilar Marcelo De Lima, major José Antonio Rodrigues e capitão Rodrigo Vidal, pousou um helicóptero modelo B-4 por volta das 12h e a equipe da Policia Militar de Santa Catarina atuou com o helicóptero Águia 01, modelo Esquilo, baseado em Joinville, com tripulação composta pelo tenente coronel Marcio Leandro Reisdorfer, 1º tenente Jean Carlos Caetano, cabo Ricardo Alexandre Carpes e soldado Edalino Gomes Pereira, efetuando operação de pouso por volta das 14h.


Operações dessa natureza envolvem vários profissionais da saúde e necessitam de meio de transporte que possibilite a chegada do órgão doado ao destinatário no menor tempo possível.


A captação de múltiplos órgãos foi realizada pela Cihdott, a qual foi instituída no hospital São Vicente de Paula em setembro de 2009, e envolveu médicos de São Paulo, Curitiba e Joinville.


Segundo a Coordenadora do Cihdott, enfermeira Lucimara Kaiva, desde a sua inauguração já foram realizados 19 procedimentos de captação em Mafra, sendo que esse foi o maior e mais complexo procedimento realizado, devido a captação de múltiplos órgãos.


Os órgãos captados foram transportados pelas aeronaves até os municípios de Curitiba-PR e Florianópolis- SC, onde serão transplantados em pacientes que se encontram na fila de espera.


Ativado em 2008, o único heliponto do município de Mafra, raramente recebeu a operação de duas aeronaves em um curto espaço de tempo, sendo que os procedimentos de pouso e decolagem ocorreram com toda segurança necessária.


A Polícia Militar de Santa Catarina, através de seu Batalhão de Aviação realiza este transporte em todo Estado, sendo que a Guarnição Especial de Mafra se sente honrada em poder auxiliar nessa importa e nobre tarefa. 


Seção de Comunicação Social da Gemfa.


N. S.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login